Access História Do Ateísmo Em Portugal Compiled By Luís F. Rodrigues Shown In Hardcover

on História do Ateísmo em Portugal

livro interessante, com algumas ideias e perspectivas interessantes sobre o ateísmo em Portugal, Entretanto, o livro poderia ficar mais no tema do que enveredar pelos caminhos da história que nada tem a ver com a religiosidade, Em primeiro lugar, quero expressar o meu profundo agradecimento ao autor e à editora pela determinação e coragem que ambos demonstraram ao decidir dar à estampa uma obra sobre um assunto tão negligenciado no nosso país.


Quando peguei neste livro pela primeira vez, filo com uma sensação de incredulidade: como diabo teria o autor conseguido preencherpáginas acerca da história do ateísmo no mui católico Portugal Decerto que a história do ateísmo português, strictu sensu, não poderia ocupar mais do que duas dúzias de páginas!

A leitura deume a resposta para este aparente enigma.
Página após página, a obra de Luís Rodrigues descreve os inúmeros e sucessivos factores políticos, sociais e culturais que impediram as filosofias ateístas de atingirem em Portugal a mesma expressão que alcançaram noutros países Europeus.
A história do ateísmo em Portugal é pois essencialmente a história de uma idéia falhada, de uma semente que não conseguiu vingar na terra ressequida pela Água Benta.


Luís Rodrigues tem o grande mérito de analisar de forma abrangente, inteligente e original
Access História Do Ateísmo Em Portugal Compiled By Luís F. Rodrigues Shown In Hardcover
o processo histórico que fez do nosso país um filho da religião, que ainda hoje se alimenta no seio sobrenaturalista/fatalista/messiânico que o viu nascer.


Ao longo de uma história com mais deanos, a presença e a participação de deus na realidade quotidiana portuguesa sempre foi uma constante.
Umas vezes seguindo directivas do catolicismo romano, outras vezes adoptando supersticiosidades com antecedências pagãs, Portugal sempre acreditou naquilo a que se convencionou chamar de sobrenatural ou transcendente.
Apresentandose como filosofia que nega a existência do divino, o ateísmo quebra a unanimidade prevalecente e propõe como alternativa uma vivência sem deus,

A presente obra analisa o percurso dessa tendência ateísta em Portugal, dando a conhecer personalidades, ideologias e movimentos que contribuíram activamente para erodir o conceito de deus, apontando ainda os condicionalismos que conseguiram refrear e manter numa quarentena de vários séculos a natural apetência do ser humano para questionar e duvidar.
.