Check Out Boa Ventura!: A Corrida Do Ouro No Brasil (1697-1810) Composed By Lucas Figueiredo Accessible Through Brochure

on Boa Ventura!: A Corrida do Ouro no Brasil (1697-1810)

na cabeça, sol na nuca, peste, fome, feras, canibais, Traições, intriga e corrupção, Esses
Check Out Boa Ventura!: A Corrida Do Ouro No Brasil (1697-1810) Composed By Lucas Figueiredo Accessible Through Brochure
são os ingredientes dessa aventura, A história da primeira loucura a varrer o solo brasileiro: a corrida do ouro que ajudou a forjar nossa nação.
Quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral se desviou à direita do continente africano, era a cobiça sua bússola.
Cravo e canela podiam render um bom dinheiro no Velho Mundo, mas eram as esperanças de ouro e prata que incendiavam o coração lusitano.
E as cortes europeias.

Desde Manuel I, o venturoso, e sua improvável ascensão ao trono dos Avis, a obsessão lusitana por enriquecimento fácil tinha fincado suas raízes.
E deitado ao mar milhares de homens pouco afeitos ao trabalho duro na terra, Mas afoitos pelo El Dorado, A sorte da Espanha em seu quinhão de América só servia para aquecer os delírios de nossa metrópole.
Incontáveis expedições se aventuraram e pereceram nos sertões brasileiros em busca de qualquer coisa que reluzisse.
Nosso próprio Sabarabuçu, versão tupiniquim da boa ventura espanhola,

Aqui, Lucas Figueiredo traz à vida, pela primeira vez, a trajetória dura e demorada em direção à descoberta de nossas riquezas minerais e suas conseqüências.
A América Portuguesa estava entre as noves províncias gemológicas do mundo, Com um solo impregnado de pedras preciosas, sobretudo, diamantes, Mas foram mais de dois séculos até a Coroa ver algum sinal de riqueza, E apenas a metade do tempo para dilapidar esses recursos, Em cem anos, Portugal torrara mais de metade do metal precioso produzido no mundo naquele período.


Uma sucessão de monarcas perdulários, administradores corruptos e sonegadores de impostos desfilam nas páginas de Boa Ventura com a familiaridade nascida da boa pesquisa.
Lucas, com vários Prêmios Esso na bagagem, segue as pegadas fincadas nas picadas da mata por gerações de aventureiros.
E traça um painel da grande transformação brasileira: estimulada pela corrida do ouro, a imigração contribuiu para transformar uma colônia esquálida demil habitantes em robusta colônia de,milhões.
A busca pelo metal ajudou a ocupar e proteger as fronteiras do Brasil, a desenvolver a agricultura e até mesmo as artes.


Só uma coisa não restou desse período, . . Seu principal protagonista: o ouro brasileiro, Pulverizado por toda Europa. E um livro chocante que mostra a incompetência da c monarquia portuguesa em lidar com sua rica colônia explorando a até exaurir todas as riquezas naturais e minerais.
O gasto esbanjado dessas riquezas não trouxe nenhum bem estar para o povo português, Apenas regalias para os reis que como de costume espoliam o pobre povo, Toda monarquia portanto deve ser combatida com todas as armas da república "Boa Ventura!" é, sem nenhuma dúvida, um dos melhores livros já escritos sobre os tempos do Brasil colônia, mas não apenas isso.
Nenhum livro demonstra com mais clareza o caráter dos sucessivos reis e rainhas que herdaram a coroa portuguesa a partir do descobrimento do Brasil.
Estúpidos, incompetentes, avarentos e hipócritas, os titulares da coroa portuguesa tinham de sobra as qualidades necessárias para dar origem a um novo e enorme país que, apesar de suas riquezas naturais, estaria fadado a um futuro de pobreza e enormes desigualdades sociais que continuam comprometendo o bem estar de seu povo.
Consequências à parte, a corrida do ouro no Brasil é uma estória fascinante, Neste incrível livro, Lucas Figueiredo conta em datalhes uma história que poucos brasileiros conhecem e que levou a uma imigração massiva de portugueses ao Brasil igual que ao desbravamento de grande parte do território brasileiro, isto é, a corrida ao ouro.
O livro está escrito de maneira fluida e prazerosa de se ler, e recomendoo com muito gosto.
Excelente livro sobre a história do Brasil colônia, Livro com apresentação jornalistica dos eventos do ouro no Brasil, O livro acaba traçando da formação de Portugal em se validar como uma nação através do seu poder de comércio mas conseguindo apenas após o ouro, até a decadência em consequência da coroa portuguesa ter sido incapaz de investir tais recursos em especialização da mineração e muito menos em outras atividades produtivas ou poder militar, definhando em se tornar uma nação novamente inferior as demais na Europa.



Pequeno Resumo:

Introdução a problemática da necessidade do mineira para Portugal e a Europa como um todo, conseguir comprar os bens vindos da Ásia.
Assim a corrida, inicialmente, não era ganância infundada pelo ouro em si,
O descobrimento das minas fora incentivado por Portugal ao ponto de anistiar Borba Gato culpado de assassinato de outro português, dado sua capacidade.

A coroa incapaz de especializar a extração de ouro, apenas deixava exaurida a área e seguia a outra, deixando já mão de mineiros que desconheciam a ciência da mineração.

Ao final a coroa portuguesa perdia seus recursos para Inglaterra e outros países do norte europeu por não buscar construir outras formas de produção.

O Brasil pós independência teve de declarar a região das minas gerais como terra agrícola, devido ainda a escolha de alguns mineradores que souberam investir nessa produção, no próprio estado e financiando a produção de café em São Paulo.

A região de Minas Gerais possuía a maior população negra livre, africana ou afroamericana de toda a América ainda durante a corrida Jornalista e escritor, nasceu em Belo Horizonte em.
Recebeu três prêmios Esso, dois Vladimir Herzog e um Jabuti, Foi repórter da Folha de S, Paulo e colaborador da rádio BBC de Londres, Também atuou como pesquisador da Comissão Nacional da Verdade e consultor da Unesco, É autor dos livros reportagem Morcegos negros e Ministério do silêncio, entre outros, .