Acquire EpigrafiaAs Pedras Que Falam Presented By José DEncarnação Manuscript
que falam.
E é verdade.
Acotovelamonos com elas diariamente, há muitos anos, sempre as mesmas e a que outras se acrescentam, numa linguagem pensada, sintética, a demandar futuros
São inscrições onde o implícito acaba, se pensarmos bem, a ser até mais importante do que o explícito, os singelos dizeres que comportam.
Afinal, porque se pôs aquele epitáfio assim Porque se deu este nome a esta rua Porquê aquela placa comemorativa.
. .
E diante de nós perpassam pessoas, factos, efemérides, estranhos instantâneos da vida familiar, política e social, retratados à maravilha, por vezes, num à primeira vista insignificante grafito.
. .
Isto estuda a Epigrafia, Sobre tudo isso procura falar este livro, Na expectativa de que cada um dos seus leitores saiba, depois de o ler, ver com muito maior acuidade o mundo que o rodeia.
JOSÉ DENCARNAÇÃO nasceu em S, Brás de Alportel, emde Dezembro de, Licenciado em História na Faculdade de Letras de Lisboa, em Janeiro de, Em, concluiu, no Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa, o Curso de Conservador de Museus, Nesse mesmo ano, completou também o Curso de Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Letras de Lisboa.
Na Universidade de Coimbra, de que é docente desde, doutorou se em História, em, na especialidade de Pré História e Arqueologia e é Professor Catedrático desde.
Tem a seu cargo a leccionação de cadeiras no âmbito da História Antiga e da Arqueologia Clássica, nomeadamente História da Antiguidade Clássica, Epigrafia e correspondentes Seminários, tanto a nível de licenciatura como de JOSÉ D'ENCARNAÇÃO nasceu em S.
Brás de Alportel, emde Dezembro de, Licenciado em História na Faculdade de Letras de Lisboa, em Janeiro de, Em, concluiu, no Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa, o Curso de Conservador de Museus, Nesse mesmo ano, completou também o Curso de Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Letras de Lisboa.
Na Universidade de Coimbra, de que é docente desde, doutorou se em História, em, na especialidade de Pré História e Arqueologia e é Professor Catedrático desde.
Tem a seu cargo a leccionação de cadeiras no âmbito da História Antiga e da Arqueologia Clássica, nomeadamente História da Antiguidade Clássica, Epigrafia e correspondentes Seminários, tanto a nível de licenciatura como de mestrado.
Lecciona ainda Património Cultural Mestrado de Museologia e Património Cultural e teve a seu cargo a cadeira de Comunicação Social no Curso de Especialização em Assuntos Culturais no Âmbito das Autarquias.
Como arqueólogo, tem sido responsável, com Guilherme Cardoso, pelo estudo da villa romana de Freiria S.
Domingos de Rana, Cascais e pelo projecto de investigação sobre a ocupação romana naquele concelho.
Comissário científico do núcleo lapidar romano do Museu Municipal de Faro, a inaugurar emassim como da secção romana do futuro Museu Municipal de Arqueologia de Cascais em colaboração com Guilherme Cardoso.
Escreveu mais de três centenas de textos, de que adiante se referem alguns dos mais significativos do ponto de vista da sua especialidade.
Tem proferido inúmeras conferências, para os mais diversos públicos, e já participou em cerca de uma centena de reuniões científicas, em Portugal
e no estrangeiro, geralmente com comunicação.
Como director do Instituto de Arqueologia, dirigiu, por inerência do cargo, a revista Conimbriga, Orienta igualmente a publicação do Ficheiro Epigráfico, suplemento daquela revista, Integra o conselho redactorial ou consultivo de conceituadas revistas estrangeiras como o Archivo Español de Arqueología Madrid, Phoînix Rio de Janeiro, Veleia Vitória, País Basco, Espacio, Tiempo y Forma Madrid, Akhros Melilla, Palaeohispanica Saragoça, Hispania Epigraphica Madrid, Salduie Saragoça.
Integra o Comité Científico da série Studia Lusitana, a editar pelo Museu Nacional de Arte Romano, de Mérida.
Jornalista, escreve na imprensa regional e integra, como realizador e apresentador de programas culturais, o Departamento de Informação de CSB Rádio, de Cascais, onde colabora semanalmente desde.
Foi agraciado, em Julho de, com a medalha de mérito municipal de Cascais, e foi lhe atribuído pelo Rotary Club de Cascais Estoril o diploma de Mérito Profissional Rotário, a.
Nomeado, ade Outubro de, doutor honoris causa pela Universidade de Poitiers França, sitelink.