Claim Now Quartos Alugados Devised By Alexandre Andrade Made Available In Readable Copy
contos admiráveis, com uma escrita irrepreensível, em que cada página tem uma beleza quase arquitectónica, geométrica, Os temas habitam aquela zona difusa e subtil que surge entre o absurdo do realismo e o rigor fáctico, quase científico, da fantasia.
Literatura de verão: leve, inconsequente e despreocupada, Muitas referências culturais e literárias que me são completamente alheias e algumas, poucas, que reconheço, Muitos nonsequiturs para o meu gosto, mas faz parte do jogo proposto, Demasiado casto e a história d'O A sério! por falar na história d'O, no caso do O, é reiterado no texto que se trata de algo sem peças nem cabeça eu não iria tão longe, demasiado conservador, nomeadamente na siloagem dos papéis mais tradicionais, ou "consagrados", dos sexos, ou seja a "condição feminina" tal como, emcontos, aparece "tratada", é claramente demasiado arcaica, para não usar considerações mais problemáticas mas provavelmente, mais justas.
Reflexão final: como é tudo muito artificioso, algumas vezes resulta melhor,
Lido em papel, Editora Exclamação, Colecção Avesso, Belo livro, capa e design "linaampnando" muito bons, Entrase num livro pela literatura, normalmente é assim, mas no caso do Alexandre Andrade as coisas complicamse bastante, Além de Proust e Beckett, somos agraciados com naturezasmortas e retratos, Charpentier e John Coltrane, Tondela e Paris, baguetes e bolas de berlim, luvas de pelica e gatos, Godard e sem nunca ser mencionado o espírito arisco de Jacques Rivette.
O cheiro do café com bolos quentes antecipase ao efeito da escrita dirseia que a vida chega em primeiro lugar, e é juvenil e doce, As histórias crescem com delicadeza, as personagens envolvemse em peripécias afáveis e levemente misteriosas, os gatos perdemse e encontramse enfim, n Os Quartos Alugados respirase uma atmosfera botânica.
Roubando as palavras a uma das personagens: é tudo ao mesmo tempo conceptualmente simples, fértil e profundo, Não amei. As histórias não despertam interesse e são inverosímeis, O diálogo idem. Ninguém fala assim. Há passagens que são tão inconcebiveis que chegam a ser cómicas de forma não intencional, Edição:. Prefácio:. Não diria que um livro de contos seria a minha primeira opção de leitura, De qualquer forma, destaco o humor subtil, o mistério presente em algum dos contos e o pormenor na escrita, E nomes que não lembram a ninguém como Inge, Pericles e Berenice,
“Mergulhava a mão direita na tigela dos mirtilos revestidos de chocolate preto do Equador comde cacau”, o pormenor, Uma surpresa muito agradável e um autor português a ter em atenção e a seguir, Por sugestão do grande Duarte contenteime em comprar este livro e dar uma hipótese e não foi nada descurada, Para quem conhece os meus gostos sabe que não sou pessoa de ler contos, tirando algumas excepções, e este foi daqueles livros comcontos em quedosme prenderam de forma absoluta
à sua cadência e a sua forma suave de entrelaçar as palavras numa dança sensual com a história.
O estilo também me chamou a atenção e é para mim um factor a ter em conta, Consegue sempre dentro dum quarto alugado criar uma história rodeada por um "surrealismo" presente e um fantástico acoplado,
É com pena que sei que este autor não tem pressa em publicar, mas o que é certo é que quando publicar algo mais serei um ávido leitor do seu trabalho.
Entra no meu top de escritores portugueses, sitelink post a comment.