Unlock The Secrets Of Vozes Negras Designed And Illustrated By Amanda Condasi Accessible Through Physical Edition

amei a forma como cada conto tem sua voz, uma visão diferente e traz pautas importantes com personagens que são muito diferentes entre si, em metas e pensamentos.
Outro ponto alto foi que eu amei o quentinho no coração que cada conto dá no final, é sempre bom ter essa sensação de que as coisas tem jeito e que podemos sonhar.


Eu senti certa dificuldade ao longo da leitura, com o ritmo e com algumas escolhas também, acho que alguns contos seriam melhores se tivessem mais tempo pra gente se conectar mais com os personagens e sentir mais o que eles sentem.
E pra finalizar acho que o livro merecia uma revisão cuidadosa para tornar essas histórias ainda melhores.
Gostei bastante de Vozes Negras! Cada conto tem uma proposta diferente tem de romance até ficção científica! e alguns contos precisavam de uma edição/revisão um pouquinho mais detalhada mas, no geral, curti conhecer todas as autoras.
O meu favorito foi o conto da Maria Ferreira, acompanhando a Amara, Ficção científica não é muito minha praia, mas gostei do que Isa e Pétala Souza fizeram também.

“É urgente que a gente aceite e celebre essas histórias que são tão ricas e dão às mulheres negras, principalmente jovens e crianças, a possibilidade de ser o quem elas querem ser.
Uma literatura que conforta e acolhe, Que nos faz entender nosso lugar no mundo e mais que tudo, nos mostra que não estamos sozinhos.
Vozes negras é uma antologia com quatro contos escritos e protagonizados por mulheres negras, representadas em sua pluralidade.
Já acompanho os trabalhos das autoras nas redes sociais há algum tempo e, após assinar o Kindle Unlimited gratuitamente, finalmente tive a oportunidade de ler essas histórias.
Adorei todos os contos, mas meu favorito foi o terceiro, intitulado Não existem sinônimos suficientes para o futuro.
Isa e Pétala Souza fizeram um excelente trabalho nessa história afrofuturista, lêlo durante a pandemia certamente tem um significado diferente.
Os outros três contos também são muito bons, todos têm escrita fluida, Assim como Ana Rosa relata no prefácio, Vozes Negras é o tipo de livro que eu gostaria de ter lido quando era adolescente.
Este é um livro de contos com protagonistas negras, Embora em contextos diferentes, todas elas têm algo em comum: são fortes, destemidas, e usam sua voz como inspiração e representatividade para muitas outras mulheres negras.


Aqui temoscontos, que variam de ya a scifi, intercalados com ilustrações e algumas informações sobre as autoras.
Algumas dessas escritoras estão estreando agora, e acredito que foi um bom começo, As histórias não são muito profundas ou detalhadas, não que essa fosse a intenção, e sim, apresentar acontecimentos mais cotidianos através dos olhos de quem está sempre na luta por igualdade, oportunidade, e respeito.


Um livro leve e relevante, principalmente para meninas negras mais jovens que estão iniciando sua jornada literária, uma representatividade necessária.
Os contos trazem temas muito importantes de ser debatidos, São vivências e histórias que merecem espaço, Meu preferido foi o de ficção científica,

Os contos se beneficiariam de uma boa edição e revisão, para que as histórias fiquem mais "redondas".
Vozes Negras é uma coletânea de contos que visa ser um grito de liberdade para mulheres que são duplamente silenciadas.
Através de quatro contos as autoras narram a trajetória de diversos personagens em busca dos seus sonhos e de uma maior representatividade, além de contar com ilustrações maravilhosas de Limão.


Essa coletânea é um grande sopro de esperança em questões de representatividade que é quase impossível não se pegar emocionado enquanto se lê, mesmo em cenas que deveriam ser para dar risada.
Ver mulheres negras protagonistas em livros que não sejam essencialmente tristes é simplesmente maravilhoso por si só, quando vemos tanto amor colocado na escrita como foi colocado em cada conto de vozes negras é transcendental.


Falando especificamente sobre os contos todos eles são extremamente bons, todos possuem uma escrita única e envolvente capaz de transportar o leitor para uma dimensão melhor ao mesmo tempo em que constroem suas críticas à respeito do racismo e machismo presentes na sociedade.
As ilustrações de Limão só deixam a experiência ainda melhor,

Tirando o pouco de dificuldade que senti no conto de ficção científica acredito que, mesmo sendo ótimo, talvez funcionasse melhor como um livro inteiro centrado naquele universo vozes negras é esperança, é resistência, é necessário.
O maior must read possivel,,

Eu tava muito animado para ler essa coletânea, sempre vejo o livro sendo comentando no twitter e acompanho algumas da autoras nas redes sociais.
Fiquei feliz em ler histórias tão significativas,

Gostei muito do conto da Amanda Condasi, eu chorei ao final pois é muito lindo ver um sonho se tornando real e me conectei bastante com a protagonista e com suas amigas.


Eu fiquei admirado com o conto da Pétala e da Isa, bem complexo e profundo na sua mensagem.
Usaram o artifício da linguagem, narrando em certos momentos na segunda pessoa do singular, achei incrível.


Os dois primeiros não foram tão bons para mim, não sentir que eles foram desenvolvidos em um ritmo legal, ficou um pouco trincado apesar disso eu entendi a mensagem e acho importantíssimo.


Outra coisa a considerar é que é preciso uma revisão, acho que o ponto mais gritante que observei foi no conto da Amanda, a linha temporal da personagem não bate com as datas.


Enfim, vale a pena a leitura!!!

penso, logo me lembro dos que me antecederam, dos que estão comigo hoje e daqueles que estão por vir.
assim sou parte de um todo e assim existo
”,
,
Todos os contos são bem escritos, e carregam importantes mensagens e reflexões a respeito do racismo na nossa sociedade, além de serem perfeitos em representatividade.
Destaque para os contos "Carimbos e Memórias", que me emocionou e no qual eu me envolvi mais, e "Não existem sinônimos suficientes para o futuro", que é muito interessante.
Porém, neste conto confesso que fiquei um pouco perdida em alguns momentos,
Nos demais contos, tive um pouco de dificuldade de me envolver com os personagens, Acredito que isso é um problema MEU, pois não consigo mais me identificar com histórias que se passam no high school e na faculdade.
Tenho preferido histórias mais adultas, Em alguns momentos achei o livro um pouco arrastado, A premissa dessa antologia, com histórias escritas pro autoras negras e protagonistas negras é exatamente o que precisamos, o que meninas negras precisam.


Cada conto mostrou dificuldades diferentes mas que conhecendo a realidade do nosso país e da nossa população conseguimos nos conectar e simpatizar com as histórias.
O conto sobre a sociedade distópica foi o mais diferente para mim, mas mesmo assim muito interessante e até que relevante para o momento atual de pandemia que vivemos, mas a mistura do scifi com a cultura de quilombos foi única.


A revisão e edição
Unlock The Secrets Of Vozes Negras Designed And Illustrated By Amanda Condasi Accessible Through Physical Edition
dos contos deixou a desejar um pouco, mas não faz com que o propósito do livro seja desmerecido.


A visibilidade de autoras negras e personagens negras precisa crescer no país e acredito que esse livro é um passo, ainda que singelo, mas muito importante para alcançarmos esse ideal.
.